10 Dicas para causar uma boa impressão no novo trabalho

Conseguiu um novo emprego? Confira dicas para começar com o pé direito

Depois de passar por entrevistas e processos de seleção, você garantiu a sua vaga e agora precisa lidar com aquele frio na barriga, bem normal para quem vai começar em um novo emprego.

Tentando causar uma boa primeira impressão, muitos profissionais acabam se esforçar demais (ou de menos) e passando uma imagem que não era a pretendida. Pensando nisso, separamos 10 dicas para você começar bem no novo trabalho.

1. Saiba onde está

Quando você esteve na empresa, o que notou? Como as pessoas se vestiam? Dessa forma, você terá uma boa ideia de como deve se vestir para seu primeiro dia. Também é importante buscar informações básicas sobre cultura corporativa, valores e missões da organização. Se isso não for passado a você (normalmente é), procure o RH da empresa para se inteirar.

2. Seja pontual

Nem cogite a possibilidade de chegar atrasado no seu primeiro dia de trabalho. Planeje-se contando com problemas, como trânsito intenso.

3. Fique atento

A observação é fundamental para acelerar o processo de adaptação em qualquer nova empresa, portanto, acompanhe tudo o que se passa a sua volta com atenção.

4. Tenha calma

Não chegue em seu novo emprego propondo mudanças. Você ainda não está ambientado, e pode acabar irritando colegas e gestores.

5. Seja interessado

Se esforce para prestar atenção em tudo o que é dito nesse primeiro momento, mesmo que esteja entediado. As informações passadas nessa hora podem ser de grande valor no futuro.

6. Evite comparações

Comparar seu novo trabalho com o antigo ou reclamar de empregos passados não é uma boa ideia, você pode acabar passando a imagem de uma pessoa que só reclama.

7. Controle sua expectativa

Alinhe sua expectativa com a descrição do seu novo cargo e tenha claro o que você pode esperar dele

8. Pergunte

Não tenha medo de fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas, afinal é melhor perguntar agora, do que cometer erros no futuro. Mas, evite querer saber tudo de uma vez, afinal ninguém é obrigado a deixar de trabalhar para lhe dar uma aula sobre a empresa. Se a empresa designar um funcionário para treinar você, nesse caso, você pode e deve perguntar tudo que precisar.

9. Foque na empresa

Evite falar sobre sua vida pessoal. Responda se for perguntado, mas evite expor detalhes da sua intimidade.

10. Tenha confiança

Não subestime seu potencial e mostre confiança. Você foi contratado entre outros candidatos por um motivo, e deve mostrar que foi escolhido por ter competência e ser capaz de executar o que lhe for pedido.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

 

Responder