Comunicação interpessoal: saiba como melhorar essa habilidade

Competência muito cobrada nos mais diversos cargos, saiba que você pode melhorar a sua comunicação interpessoal

Quem se comunica bem consegue chamar a atenção do interlocutor e se fazer entender por ele. Por outro lado, quem não domina a arte da comunicação interpessoal acaba perdendo grandes oportunidades por não ser bem compreendido.

A importância da comunicação interpessoal nas organizações

No cotidiano de uma empresa, a comunicação interpessoal é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer profissional, seja você um funcionário subordinado ou um gestor, já que não saber expor ideias ou ouvir opiniões diferentes da sua podem gerar uma série de conflitos desnecessários no ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, alguns fatores que mostram a importancia de uma boa comunicação interpessoal:

  • Novas culturas

A comunicação promove, não só a troca de pensamentos mas, também, de cultura e experiências. Por meio da interação é possível aprender coisas que jamais seriam conhecidos sem que isso fosse estimulado.

  • Aprendizado

Quem está aberto para compartilhar e comunicar, também fica aberto para receber e aprender – e a riqueza de informações que pode ser obtida por meio da comunicação pode ser um ponto muito positivo para qualquer profissional.

  • Inibição

O exercício constante da comunicação pode ser de grande ajuda para diminuir os níveis de inibição, aumentando a confiança de um profissional e, consequentemente, promovendo uma interação maior, onde ele pode expressar suas opiniões e ser ouvido com maior facilidade.

  • Networking

Uma rede de relacionamentos profissionais não existe sem a prática da comunicação.

  • Apresentar ideias

Profissionais não devem se manter a espera de um convite para que possam expor suas ideias – e se o seu líder não lhe pede opiniões, ter a segurança para ir até ele e expô-las pode fazer toda a diferença na sua carreira.

  • Conflitos

A resolução de conflitos é muito facilitada com uma boa comunicação, já que a transparência de idéias e opiniões torna o ambiente menos propício a desavenças.

  • Auto-conhecimento

A comunicação também pode ser um bom parâmetro para avaliar como os demais profissionais o enxergam, possibilitando que mudanças sejam feitas e, com isso, sejam atingidos patamares maiores de sucesso e interação.

Confira dicas para melhorar sua comunicação interpessoal

Coloque em prática essas três dicas para melhorar a sua comunicação:

1. Observe-se e observe os outros

Preste mais atenção na forma como você fala e também na sua comunicação corporal. Será que você não está falando alto demais? Ou baixo? Será que você possui vícios de linguagem que podem distrair ou irritar o interlocutor (como dizer “tipo” ou “né” várias vezes); será que seu tom de voz é monótomo?

Fique atento também às outras pessoas, tente racionalizar o que chama a sua atenção no jeito que elas falam e também o que acaba causando irritação ou desinteresse.

2. Preste atenção nas reações do seu interlocutor

Para perceber se há a necessidade de mudar algo na sua forma de falar ou gesticular, observe mais como seus interlocutores reagem a suas falas, notando se ele não parecem entediados ou desinteressados.

3. Olhe nos olhos enquanto fala

Olhar diretamente para a pessoa que está falando por você gera empatia e facilita o entendimento.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

Responder