21 bons hábitos para quem quer uma carreira de sucesso

Seja produtivo e conviva bem com seu chefe e colegas de trabalho

Desenvolver bons hábitos no trabalho são essenciais para quem quer ter sucesso em seu trabalho, independente do cargo que ocupa. Esses hábitos aumentam sua produtividade e ajudam você a ter um melhor relacionamento com seus superiores e colegas de trabalho. Confira:

1. Lide bem com críticas

O feedback de seus superiores e colegas é valioso. Eles não estão necessariamente criticando seu desempenho porque ele não gostam de você. Na verdade, podem estar tentando ajudá-lo a ter sucesso. Portanto, ouça as críticas com mais atenção e procure absorvê-las, de forma a melhorar a qualidade do seu trabalho.

2. Não fofoque:

Não contribua para as fofocas no ambiente de trabalho e permaneça neutro se o seu colega tentar falar pelas costas de outro colega. Com o tempo, as pessoas perceberão que você nunca se envolve em fofocas e verão você como alguém confiável.

3. Encontre soluções

Se você tiver uma reclamação sobre algo, sempre tenha sugestões para solucionar o problema. Se você leva soluções, ao invés de só reclamações, será percebido como um profissional competente.

4. Seja confiável

Sempre vá trabalhar nos dias e horários determinados. Se estiver doente e precisar faltar, ou se irá se atrasar por conta de algum imprevisto, avise.

5. Esteja preparado para não saber tudo:

Você certamente não saberá tudo quando começar, e ainda terá mais a aprender, mesmo quando for um profissional experiente. Não saber algo não é um problema, desde que você tenha consciência de que precisar buscar o aprendizado.

6. Largue o celular

Mensagens e notificações que aparecem no seu celular podem ser uma grande distração enquanto você está trabalhando. Deixe o celular longe e verifique seu telefone somente durante as pausas.

7.  Peça ajuda e ofereça também

Ninguém, por mais talentoso que seja, pode fazer tudo sozinho. Se precisar de ajuda, não tenha medo de pedir. Perceba que outros podem precisar, então ofereça ajuda quando puder.

8. Sempre faça o seu melhor

Quando executar uma tarefa, faça o melhor possível, independentemente do grau de importância da atividade.

9. Seja gentil

Não há nada a ganhar por não ser gentil com os outros. Quando você é gentil, isso fará com que os outros tenham boa vontade com você.

10. Veja os problemas como oportunidades

Quando surgem problemas, resolvê-los lhe dá a chance de mostrar seus pontos fortes e aprimorar suas habilidades.

11. Mantenha os problemas pessoais fora do local de trabalho

Cuidado com extensivamente falando sobre seus problemas pessoais. O que você diz a seus colegas de trabalho pode influenciar sua percepção – e a de seu chefe – sobre sua capacidade de fazer o seu trabalho.

12. Faça perguntas

Se você não entende como fazer algo ou como algo funciona, obtenha esclarecimentos. Você pode se sentir tolo perguntando, mas isso é muito melhor do que cometer um erro.

13. Sempre revise seu trabalho

Pode levar mais de tempo, mas é muito melhor detectar seus erros antes que alguém o faça.

14. Não esqueça que trabalho é trabalho

Embora seja importante gostar do que você faz, você ficará terrivelmente desapontado se esperar que seu trabalho seja divertido o tempo todo. Há coisas que você precisa fazer que não serão tão fascinantes e é assim para todas as profissões.

15. Certifique-se de compreender as políticas da empresa

Se você não sabe quais são elas, pegue os fatos com alguém cujo trabalho é conhecê-los, por exemplo, o departamento de recursos humanos. Mas, é importante saber quais as regras, para não cometer equívocos.

16. Não tenha medo de dizer “não sei”

Se alguém lhe fizer uma pergunta e você não souber a resposta, em vez de dar informações erradas, seja honesto. Diga que você não tem certeza, mas descobrirá. E, claro, faça isso..

17. Seja organizado

É impossível fazer um bom trabalho se você não possuir organização. Trabalhar de forma desorganizada fará você demorar mais para concluir suas tarefas, além de aumentar as chances de esquecer alguma.

18. Prepare-se para o seu dia

Chegue cedo ao trabalho e prepare-se para o dia, antecipando o que você terá que fazer enquanto estiver lá.

19. Nunca peça a um subordinado ou colega para fazer algo que você não faria

Delegue tarefas se você tiver autoridade para fazê-lo, mas não espere que alguém faça o seu trabalho por você.

20. Ouça para entender, não para reagir

Quando alguém estiver falando, ouça com atenção. Não pense em como você vai reagir, mas tente absorver o que a pessoa está lhe dizendo. Você pode fazer perguntas depois.

21. Pare de procrastinar

Deixar de fazer uma atividade que você não gosta ou mesmo um projeto que você teme, não o fará desaparecer. Pense assim: quanto antes você começar, mais rápido você vai terminar.

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