5 atitudes fáceis que farão grande diferença na sua carreira

Quer que sua carreira decole? Algumas atitudes simples fazem a diferença

Em geral, quando se fala em crescimento profissional, pensa-se logo em cursos, pós-graduações e intercâmbios. É claro que essas soluções são importantíssimas, porém  atitudes simples também podem fazer uma grande diferença. Pequenos hábitos, que você pode desenvolver no seu dia-a-dia, ampliam sua capacidade de comunicação e fazem sua networking crescer.

Confira 5 práticas para ajudar sua carreira a crescer

1. Tenha bom filtro para leituras diárias

É importante para que você se mantenha atualizado, mesmo com a correria do dia-a-dia. Além disso, ler todos os dias impede que você se distancie dos assuntos de seu interesse e do que está acontecendo ao seu redor.

Se você não tem muito tempo, a dica é manter um horário fixo para suas leituras e ter uma lista enxuta de sites favoritos em seu computador ou celular.  Reserve para o dia a dia, além de notícias, só as melhores fontes sobre os temas que você quer acompanhar. Salve artigos maiores ou mais complexos para os dias de folga.

2. Marque encontros de negócios

Pode ser um almoço ou mesmo um café rápido, o importante é sempre que possível  encontrar alguém que possa acrescentar algo em termos profissionais. E isso não significa conseguir um cargo para você ou algo do tipo, mas sim interagir, trocar informações e aprender com profissionais que não fazem parte do seu circulo diário de convivência. Essa medida é essencial para desenvolver sua networking, expandido seus contatos para além das pessoas que trabalham com você.

3. Falar menos e ouvir mais

Hábito importante para melhorar sua comunicação, especialmente se você é do tipo que acaba falando demais e se arrependendo depois. Sendo assim, não responda mensagens sem refletir, principalmente se estiver irritado; ouça mais antes de opinar em uma reunião; se estiver discutindo com uma pessoa exaltada, se cale e deixe que ela fale até cansar.

4. Todo mês participe de eventos e palestras

Aprendizado contínuo é condição fundamental não apenas para crescer na carreira como também para se manter em boa posição. Portanto, vá a palestras, eventos e conferências (muitas, inclusive, são gratuitas). Essa atitude é importante para se manter atualizado com as tendências do mercado ou da sua área de atuação. Além disso, são oportunidades de conhecer profissionais que podem vir a fazer parte da sua networking.

5. Praticar rapport 

Rapport é um conceito vindo da psicologia, que significa criar uma ligação com quem você conversa. Para fazer isso, é preciso prestar a atenção ao interlocutor: como a pessoa fala, as palavras que usa, os gestos. Durante a conversa, você deve incorporar alguns desses trejeitos, quando possível. Essas sutilezas são percebidas de forma não consciente e criam laços de empatia. Essa prática é essencial para melhorar sua comunicação e capacidade de influenciar pessoas. Importante: isso deve ser feito de maneira sutil e natural, do contrária a pessoa achará que você está zombando dela, com imitações.

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