4 dicas para você se qualificar e retornar ao mercado de trabalho

Confira dicas para reconquistar seu espaço no mercado de trabalho

O Brasil passa por uma crise econômica, que  deixou muita gente sem emprego e aumentou as dificuldades para se conseguir uma nova colocação. Mas, não se deixe levar pelo desespero.

Você pode transformar seu tempo livre em tempo para se aprimorar, ampliar suas qualificações e aumentar suas chances de retornar ao mercado de trabalho. Além de incluir novos conhecimentos em seu currículo, você estará ocupando a cabeça, ao invés de se entregar ao desânimo.

1. Trace um objetivo

A primeira coisa a se fazer é traçar um objetivo. Você deseja voltar ao mercado de trabalho no mesmo cargo que ocupava antes? Ou almeja subir de posto? Mudar de área? Tudo isso precisa ser pensado, para que você elabore um plano de estudos.

2. Quanto você pode investir

Já sabe o que quer? Hora de pensar em dinheiro. Quanto você pode investir em sua educação? Reflita com muito cuidado, levando em conta que você não sabe por quanto tempo ficará desempregado.

Pense que tipo de curso é mais adequado para seus objetivos e necessidades: graduação, mestrado, doutorado, curso de língua estrangeira, informática,  intercâmbio, profissionalizante, etc, você tem uma gama enorme de opções e preços. Não se esqueça de pesquisar sobre a instituição de ensino, a qualidade do curso e satisfação dos alunos.

3. Estude pela internet

Se você possui acesso a internet, também pode recorrer a cursos à distância: há uma grande variedade de temas e modalidades. Vale aqui a  mesma recomendação sobre os cursos presenciais: pesquise sempre a confiabilidade do site, as credenciais dos professores e as opiniões de quem já fez o curso.

4. Estudar, sem gastar dinheiro

Não tenho dinheiro, e agora? Mesmo sem nenhuma verba para investir, você não precisa ficar parado. Se você não concluiu o ensino fundamental ou médio, esse é o momento; muitas escolas públicas possuem turmas para ensino de adultos. Há também instituições que oferecem cursos de qualificação gratuitos, presenciais ou on-line.

Outra opção para quem está sem dinheiro é procurar palestras, congressos e feiras dentro de sua zona de interesse. Muitas universidades realizam eventos gratuitos abertos ao público. Essa é uma boa forma de se atualizar sobre os temas discutidos pelos profissionais da sua área.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

 

Responder