5 atitudes que um líder não deve ter

Descubra o que NÃO fazer na hora de liderar sua equipe

Existem muitos tipos de líderes no mercado e algumas características são mais relevantes em algumas áreas do que em outras. O problema é quando certas atitudes do líder simplesmente estragam o ambiente de trabalho. Por isso, listamos 5 atitudes que devem evitadas em pessoas que ocupam cargos de liderança (na verdade, por pessoas em geral):

1. “Eu sei tudo”

O líder que não sabe ouvir seus colaboradores por acreditar que tem todas as respostas e soluções. Esse tipo de comportamento acaba fazendo com que os funcionários tenham receio de opinar sobre algum projeto, levando em consideração que já esperam que suas ideias não sejam aceitas.

2. Excesso de e-mails e mensagens

Óbvio que o uso de e-mails, memorandos e outras mensagens e comunicados em texto são muitas vezes indispensáveis. O problema é quando o líder exagera e usa este de tipo de comunicação para coisas que poderiam ser ditas pessoalmente. Esta atitude passa a imagem de que o líder está evitando seus colaboradores.

3. Dois pesos e duas medidas

É importante que em um ambiente de trabalho, as regras valham igualmente para todos. Mas, no dia a dia de muitas organizações, não é isso que acontece. Esse perfil de líder muda sua posição diante de situações semelhantes, dependendo de sua relação com o colaborador. Os colaboradores perceberão a diferença de tratamento e ficarão desmotivados ou até mesmo revoltados.

4. Linguagem rude ou ofensiva

Muitos líderes ainda não entenderam que não é preciso agressividade para ser respeitado. Fazer uso de palavras rudes, ofensivas, tentar diminuir um colaborador ou qualquer outra atitude que resulte em constrangimento só causa tensão no ambiente e, possivelmente, processos na justiça.

5. Insatisfação eterna

É quando o desempenho da equipe nunca é bom o suficiente. Não importam os resultados, não importam as melhoras, não importam metas batidas, o líder focará sempre no que deu errado. Falhas precisam ser corrigidas, mas não esqueça de valorizar os acertos.

Se você é um gestor com uma ou mais das atitudes acima, está na hora de refletir sobre sua postura, ela pode estar enfraquecendo a sua organização.

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