14 perguntas para fazer antes de aceitar um novo emprego

Saiba quais são as perguntas que você deve fazer ao recrutador antes de aceitar uma vaga de emprego

A entrevista de emprego virou um processo rigoroso, em que as empresas deslocam uma série de profissionais para avaliar e falar com o candidato — um diretor, uma pessoa de RH e o chefe imediato. Isso ocorre porque elas querem ter certeza de estar contratando a pessoa certa. O candidato também tem o direito/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>direito — e a responsabilidade — de saber se ele vai dar certo na vaga.

Algumas perguntas podem ajudar o candidato no momento da tomada de decisão, pois dependendo das respostas, é possível perceber se essa é realmente a vaga de emprego mais indicada ao seu perfil e aos seus objetivos profissionais.

Veja a seguir 20 perguntas que você deve fazer para saber se o emprego para o qual você está se candidatando é a vaga ideal:

Perguntas pessoais: O enfoque é você e o objetivo é entender por que foi o escolhido entre outros candidatos. As questões servem para descobrir a imagem que a empresa faz de seu perfil profissional.

1. Por que o cargo ficou vago? O que ocorreu com o profissional que o ocupava?

2. Qual é o principal conselho que você pode me dar para ter bom desempenho?

3. Que dicas você me daria para uma melhor adaptação?

4. Quais são as possibilidades de crescimento profissional que eu tenho dentro dessa organização?

Sobre a expectativa do chefe: Há expectativas que estão na cabeça de seu chefe que ele não conseguirá dizer com facilidade. Entender essas coisas são o segredo de um início mais tranquilo no emprego. E, se você acha que não é bom em algo, conte para ele também.

5. O que a empresa espera de mim nessa posição?

6. Quais características fazem um profissional ser excelente na sua equipe?

7. Qual seu estilo de gestão é adotado na empresa?

8. Quais tipos de comportamento são considerados fundamentais para eu ser visto com um profissional de sucesso, além do resultado?

Sobre o cargo: Aqui, a meta é detectar a visão que a empresa e seu chefe imediato têm sobre o cargo que lhe foi oferecido. É importante ter uma clareza razoável do desafio que o espera e verificar se o trabalho condiz com suas competências e aspirações de carreira.

9. Quais são os principais desafios da posição?

10. Quais as dificuldades eu vou ter de enfrentar na empresa e na área?

Sobre a cultura da empresa: Nas entrevistas que você fizer, tente entender como a companhia é percebida pelas pessoas que lá trabalham. Veja qual é a cultura e quais são os valores considerados importantes. Compare as respostas que cada profissional dá a você e se elas têm consistência entre si.

11. Quais os valores que você detectou em mim que combinam com os da empresa?

12. Quais comportamentos geram recompensas na empresa? O que faz com que uma pessoa receba um reconhecimento (reconhecimento financeiro ou não) ou uma promoção?

13. As pessoas possuem abertura para experimentar, inovar e tentar coisas novas?

14. Quais tipos de comportamento são inadmissíveis na cultura dessa empresa?

Por fim, também é preciso confiar na sua intuição. Se tudo parece ótimo na vaga de emprego, mas ainda há uma voz de dúvida em algum lugar dentro de você, vale a pena ouvir o que ela está dizendo e ponderar esses pontos.

Gostou do conteúdo?

Veja também:

COMO SE COMPORTAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO E CAUSAR BOA IMPRESSÃO

8 PERGUNTAS COMUNS EM ENTREVISTAS E QUAIS RESPOSTAS EMPREGADORES ESPERAM OUVIR

Procurando emprego?

Acesse: https://riovagas.com.br