Se você pretende mudar sua vida profissional, não basta só atualizar o currículo
Você gostaria de mudar o rumo da sua carreira? É bom começar a fazer algo para preparar essa mudança desde já. Começar a organizar contatos, atualizar conhecimentos, cuidar da saúde, trabalhar sua automotivação, tudo isso será mais efetivo se começar a ser feito agora.
Mas, o que fazer na prática? Estamos falando de muito mais do que atualizar o currículo. É a preparação toda para a mudança de uma das esferas mais importantes da vida de uma pessoa.
Aqui estão algumas ideias de providências que podem ter grande impacto positivo na sua transição:
1.Montar uma lista de contatos organizada, com telefones, e-mails e até datas de aniversário. Inclusive use-a para falar com esses contatos de verdade em datas especiais.
2. Começar a guardar dinheiro todo mês, se decidir mudar de carreira vai precisar de dinheiro para a transição. Afinal, as contas não vão esperar enquanto você se organiza.
3. Começar a cuidar mais da saúde. Se você tem negligenciado sua saúde, deixando a alimentação saudável, a acadêmia ou aqueles exames para “quando a nova vida vier…” , está na hora de mudar de atitude agora. A ideia é mudar de carreira ou emprego, e você vai precisar de energia para isso.
4. Zerar a caixa/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>caixa de e-mails e mantê-la assim, guardando assuntos que podem vir a ser importantes num arquivo organizado.
5. Aprender, enfim, Excel (ou Photoshop, ou a usar um smartphone, ou editar vídeos, dependendo da sua necessidade e grau de familiaridade com a tecnologia).
6. Cuidar da saúde mental. Se você sofre de depressão, ansiedade ou algum outro problema que afete a saúde mental precisa procurar ajuda profissional. Sua saúde mental é tão importante quanto a física.
7. Criar uma pasta de referências de estilo, imagem e outros temas sobre a sua nova perspectiva no Pinterest. A ideia é se automotivar para a mudança via fotos. É como começar a visualizar a nova vida.
8. Matricular-se já naquele curso de línguas que está adiando há séculos.
9. Assistir a séries e filmes no idioma original,obviamente, se seu nível na língua já permitir entender algo. Treinar idiomas nunca é demais.
10. Começar a tratar suas redes sociais de um jeito profissional. Repensar como anda se posicionado no Instagram, Twitter, Facebook, etc, é fundamental. Os novos companheiros de trabalho, empregadores e funcionários vão pesquisar pelo seu nome e ver seus perfis para saber quem é você. Você está tranquilo(a) com o que eles vão descobrir?
11. Iniciar uma formação, seja uma graduação, pós, curso técnico, curso livre ou mesmo uma formação autodidata para sentir na prática que está colocando para andar o seu plano profissional.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS
Veja também:
- 16 direitos trabalhistas para quem trabalha com carteira assinada
- 10 dicas para se recolocar no mercado de trabalho
- Guia para iniciantes no mercado de trabalho
- 10 erros que candidatos cometem na busca por um emprego
Deixe um comentário