Qual a melhor forma de engajar sua equipe?

O engajamento dos profissionais de sua empresa é um aspecto crucial para o desenvolvimento da organização

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Muitas vezes, executivos de negócio e gestores da área de recursos humanos questionam-se quanto ao engajamento dos profissionais de sua equipe, no dia a dia da empresa. Alguns fatores que levam a esse pensamento são:
• A falta de atenção às metas, que leva a empresa a não atingir os resultados planejados;
• A falta de envolvimento e constante desinteresse das pessoas, o que gera desequilíbrio nas relações interpessoais;
• A necessidade de refazer trabalhos, o que aumenta os custos da empresa;
• A falta de harmonia entre os profissionais e os processos, o que dificulta o crescimento destes mesmos profissionais e também o crescimento da empresa como um todo.

Para entender o que causa estes problemas, é de grande relevância estar atento à  aderência do colaborador à identidade da organização que vem sendo aplicada no cotidiano. A tríade da identidade (missão, visão e valores) precisa ser discutida, vivenciada e reforçada, para que aja um entendimento efetivo do colaborador de qual o seu papel nesta organização.

Importância da tríade da identidade

É fundamental compreender que toda organização está em movimento e que, no cotidiano da empresa, os colaboradores antigos e novos estão construindo uma convivência, que é imposta em primeiro momento para depois tornar-se uma estrutura de relação mais engajada pelos interesses das pessoas que se identificam com esta organização.

A tríade da identidade estabelece a cultura da empresa, é uma marca reconhecida pelos que dela participam e pelos que com ela interagem. Essa identidade corresponde a uma visão de mundo, a uma forma particular de fazer as coisas, de interagir e de ser. Dessa maneira, a identidade organizacional pode ser considerada como resultado de uma visão  compartilhada pelos membros da corporação.

Missão

A missão da empresa é um fator essencial para a razão de existência daquela organização e deve esclarecer suas finalidades, demonstrando o que a empresa realiza em seu dia a dia. Para o colaborador, é essencial que sua atividade seja percebida de forma efetiva através dessa missão. Assim, o colaborador começa a compreender que sua atividade, por mais simples que seja, é essencial para que a empresa funcione e continue suas operações com alto padrão de excelência e conformidade com a proposta na missão.

Visão

A visão é um parâmetro que permite perceber os movimentos necessários para que a organização assuma novos desafios, que gerem crescimento e evolução da organização. Os colaboradores devem estar constantemente acompanhando esse desafio para que possam sentir-se parte da construção do futuro da organização.

Valores organizacionais

Os valores organizacionais são posturas de comportamentos adotados no cotidiano da empresa, que norteiam a perspectiva do processo de construção social da realidade, os relacionamentos diários na organização que compõem o contexto onde os entendimentos podem ser construídos de modo a serem, ou não, convergentes.

Grupos coesos crescem em torno de entendimentos comuns, já grupos fragmentados acabam expondo visões de realidade múltiplas e desalinhadas com as expectativas da empresa. Os valores organizacionais interagem diretamente com o comportamento das pessoas: em caso de divergência, pode gerar aprendizado para engajamento ou ruptura, com desligamento do colaborador.

Papel do Gestor

O papel do gestor é perceber que há uma contribuição direta mesmo no contexto de divergência, para que todas as pessoas da organização estejam engajadas, possam oferecer o seu melhor e aumentar sua performance. Para o engajamento das pessoas, o gestor deve tornar a tríade da identidade (missão, visão e valores) um contexto do dia a dia, não simplesmente uma placa ou banner exposto na parede do escritório. As pessoas precisam entender o motivo de estarem ali.

A tríade da identidade precisa ser valorizada, exposta para todos que fazem parte da organização e promovida em cada momento no dia a dia. O gestor deve estruturar momentos de reflexão com sua equipe e tomar decisões pautado na cultura organizacional de sua empresa.

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