Como organizar o trabalho home office dos funcionários

Como organizar o trabalho home office

O trabalho home office tem sido cada vez mais presente nas empresas. Os funcionários são contratados mas não precisam trabalhar no escritório, seja em alguns dias da semana ou em tempo integral. Para ajudar nesse processo, elaboramos 4 dicas de como organizar este tipo de trabalho. Confira!

 

Trabalho home office: como organizar 

Para auxiliar você no processo de implementação ou melhoria dessa modalidade de trabalho, separados 4 dicas importantes a serem seguidas para organizar seus funcionários. Confira:

 

1. Quem pode trabalhar de forma remota

Algumas áreas são mais facilmente colocadas em formato de home office, como a de TI e de produção de conteúdo. Porém, muitas outras podem aderir a essa modalidade de trabalho. Para isso, é importante que os gestores avaliem a necessidade do funcionário estar ou não presente de forma integral ou parcial na empresa. Avaliar a cultura organizacional e o tipo de trabalho realizado também ajudam a decidir que tipo de colaborador é o ideal para trabalhar de casa. 

 

2. Crie regras para o trabalho home office

É importante checar quais equipamentos o funcionário deverá ter em casa para atuar de forma remota. Além disso, criar regras de trabalho é essencial, tendo em vista que o profissional, não estando trabalhando presencialmente na empresa, precisa ter a sua produtividade medida da forma correta.

 

3. Treinamento é essencial 

Treinamentos técnicos de como utilizar equipamentos de trabalho de forma remota ajudam os colaboradores a produzirem melhor, sem dúvidas. Além disso, realizar treinamentos voltados a colaboração entre equipe, gestão de conflitos e feedbacks ajudam o funcionário a entender como se comunicar com seu time de trabalho e líderes.

 

4. Faça contato com sua equipe

Mantenha contato com cada membro da sua equipe, seja por via telefônica, videoconferência ou outros meios mais pessoais de conversa. Isso garante que o funcionário está alinhado ao que o líder deseja dele e o mantém motivado.

 

Com essas dicas é possível implementar ou melhorar o processo de trabalho home office na sua empresa e garantir que os funcionários consigam produzir e estar satisfeitos com as suas atividades.

 

Fonte: Redação RioVagas

 

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também Home Office: 10 dicas fundamentais para você ser mais produtivo