8 Dicas para você se sair bem em uma dinâmica de grupo

Confira como ter sucesso nas temidas dinâmicas de grupo do processo seletivo

Comuns em processos seletivos, dinâmicas de grupo são temidas por muitos candidatos, que ficam desconfortáveis com as ações e jogos propostos pelo recrutador. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você passar por essa etapa com mais segurança e mais chances de ser contratado!

1.Estude a empresa

Caso saiba a empresa a qual se destina a vaga, estude-a. Saiba o que ela faz, a que segmento pertence,  etc. Preste a atenção também a descrição do cargo. Pensar nessas informações pode ajudar na hora da dinâmica porque você vai ter mais ou menos ideia do que o recrutador pode estar buscando e do que precisa demonstrar para ele.

2.Preste atenção às explicações sobre a atividade

Você deve estar atento para entender exatamente o que os recrutadores esperam de cada participante durante a atividade. É muito importante que as ações que você vai executar nos próximos minutos estejam claras. Inclusive não tenha medo de perguntar, caso não tenha entendido algo.

3. Fique atento aos outros participantes

Repare em como se comportam e como reagem às perguntas. Afinal, será com eles que você vai desenvolver a atividade, sendo assim identifique aqueles que possuem atitude de liderança. Tente juntar-se com os participantes que podem aportar um direcionamento às suas ações. Mas, lembre-se: não tente imitar ninguém.

4. Não assuma um personagem

Cada dinâmica de grupo tem propósitos bem definidos. Enquanto uma pode estar em busca de candidatos extrovertidos com alto potencial de liderança, outra pode focar profissionais com perfil mais analítico e organizado. Ou seja, se você interpretar o “comunicativo” e a empresa não estiver buscando isso, vai eliminar suas chances. Sendo assim, é mais confiável ser você mesmo e esperar para ver se o seu perfil é o desejado pela empresa.

5. Seja participativo, mas não queira ser o centro das atenções

Integre-se nas atividades de maneira solicita e procure falar apenas quando tiver certeza sobre o seu posicionamento, pois nem sempre os candidatos que mais falam são os que mais se destacam. Ajude o seu grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Desempenhe todos os papéis que você achar adequados, mas na dose certa e sempre focando o grupo. Não se esconda atrás do grupo, mas também não queira se destacar demais. Entenda que o recrutador pode estar observando não apenas seu desempenho na execução da atividade, mas também como interage com outras pessoas.

6. Procure não demostrar desconforto em ser observado

Não fique tenso se alguém escreveu algo logo após a sua ação. Pode ser positivo, por isso não sofra antecipadamente. Alguns observadores da dinâmica podem rir do que está acontecendo, devido algumas interações cômicas que podem suceder. Tente se concentrar nas suas ações e não deixar que fatores externos afetem o seu desempenho.

7. Conheça seus pontos fortes e fracos

O autoconhecimento é muito importante em toda a vida profissional, por isso vale a pena inclusive colocar no papel suas características principais. Claro que não é na dinâmica de grupo que você vai resolver seus pontos fracos, mas sabendo quais são eles, você pode focar em destacar o que faz melhor.

8. Faça uma breve avaliação da sua postura depois

Após a dinâmica, faça um checklist dos pontos em que você achou que se saiu bem e dos pontos que acha que poderia melhorar. Essa lista irá auxiliá-lo nos próximos processos seletivos. Tenha em mente que não é o resultado imediato do trabalho do grupo que valerá, mas a sua capacidade de reagir ao que está acontecendo, de escolher os comportamentos adequados e de desempenhar as ações solicitadas com competência e flexibilidade.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS

Deixe um comentário