6 passos para liderar uma equipe de diferentes níveis

liderar uma equipe

6 passos para liderar uma equipe de diferentes níveis

Quando se trata de aprender como liderar uma equipe de diferentes níveis com eficiência, você não precisa esperar por uma grande promoção para começar a obter novas experiências. Seja qual for a sua posição atual, é possível aumentar suas habilidades de liderança e se tornar uma líder valorizado.

Continue lendo o artigo e descubra 6 passos que você pode seguir para ser um líder eficiente e sábio ao lidar com diferentes níveis em uma equipe de trabalho.

 

Como liderar uma equipe de diferentes níveis

Se você deseja obter dicas para se tornar um profissional que sabe liderar equipes, continue lendo abaixo e confira os 6 passos:

 

1. Tenha responsabilidade

Talvez, isso seja incrivelmente óbvio para você. No entanto, assumir responsabilidades é crucial se você espera liderar um time.

Reconhecer sucessos e fracassos e assumir o peso das suas decisões é o que separa o chefe de um líder. Toda ação tem uma consequência – positiva ou negativa – e aqueles que estão prontos para lidar com essas consequências e enfrentá-las com integridade serão aqueles que irão se destacar.

 

2. Cresça com os outros

Liderar uma equipe de diferentes níveis não é insistir em se elevar, mas sim, fornecer incentivo, apoio e elogios para conquistar as pessoas ao seu redor e assim, deixar um ambiente de trabalho alegre e saudável. Consequentemente, os bons resultados virão.

 

3. Otimizar

Quantas vezes você iniciou uma nova tarefa, apenas para descobrir que está cheio de frustração com suas oportunidades perdidas e processos arruinados?

Se algo não está funcionando tão bem quanto poderia, fale! Converse com o seu time! Reserve um pouco do seu tempo para fazer análises constantes dos projetos da sua equipe. 

Com um membro da equipe capaz, e com uma visão mais orientada para o objetivo, a sua análise e posterior otimização é um ponto crucial para o desenvolvimento de todos ao seu redor.

 

4. Saiba a hora certa de falar

Um dos aspectos mais importantes de aprender como liderar reuniões eficazes é entender que não se trata apenas de ouvir ou de falar sem parar. É preciso aprender a conduzi-las com naturalidade e a dosar as opiniões e ânimos.

Em vez de dominar as reuniões, permita que outras pessoas falem e contribuam quando elas tiverem algo de valor genuíno. Busque, sempre, o tom de conversa e evite ao máximo o caráter de extra formalidade.

 

5. Prove seu valor

Ninguém te chamará de líder se você se atrasar todos os dias, perder prazos e trabalhar mal. Ter carisma é ótimo, mas para progredir em sua carreira, você deve demonstrar entusiasmo e produtividade acima de tudo.

Aprenda como liderar e mostre uma boa imagem no trabalho para sua equipe. Além disso, mostre o trabalho feito pelo seu time – esta ação trará ganhos para todo mundo.

 

6. O poder de dizer não

Isto é mais bem exercido com cautela, é claro, mas o fato é que os líderes e inovadores não são conhecidos por seu cumprimento cego e de acordo com tudo o que lhes é proposto. Se o tempo pedir e seu instinto estiver lhe dizendo que algo está errado, tenha coragem de discordar.

Dizer sim a tudo que é pedido a você – como “Você consegue chegar mais cedo amanhã?” ou “Você pode pegar uma xícara de café para mim?” pode parecer com que você não tenha valor ou que você esteja ocioso. Sem contar que, com muitas demandas em mãos, seus projetos podem se atrasar.

 

Seguindo esses 6 passos, você com certeza vai estar melhor preparado para liderar uma equipe de diferentes níveis

 

Fonte: Page Personnel

 

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também 5 atitudes que um líder não deve ter