5 dicas para atrair talentos para a sua empresa

Mesmo que sua empresa seja pequena, é importante reunir uma equipe talentosa

Designed by Katemangostar

Quando você está construindo uma organização é muito importante reunir talentos. Somente com pessoas excelentes e comprometidas ao seu lado você conseguirá fazer sua empresa crescer e aumentar rendimentos. Mas, na prática, muitas empresas, devido a falta de processos bem definidos, acabam contratando pessoas medianas, que entregarão resultados medianos.

Pois bem, com as 5 dicas que separamos, mais algum auxilio da tecnologia, é possível atrair as pessoas certas para a sua empresa, que entregaram os melhores resultados:

Busca ativa de talentos

A parte mais difícil é encontrar os melhores talentos. É possível encontrar bons profissionais desempregadas, mas talvez seja necessário partir para a busca ativa. Você precisará, dessa forma, abordar e conquistar os melhores talentos em outras empresas.

Use a tecnologia e o marketing

Para despertar a atenção de potenciais candidatos, pense em como mostrar que a sua empresa é um lugar fantástico para trabalhar.  É possível criar uma breve apresentação de power point para dividir com os potenciais candidatos, ou um vídeo com os funcionários descrevendo como é trabalhar em sua empresa, dentre outras técnicas. Você também pode colocar esta apresentação no seu site.

Descrição das vagas

A especificação da vaga já é um pré-requisito para iniciar um processo seletivo. A descrição  deve ser clara e objetiva, devendo conter um breve resumo do cargo, quais os resultados esperados da atividade e as competências individuais necessárias para exercer.

Entrevistas e avaliação

É possível deixar o tradicional de lado e ser bem eficiente nessas etapas. Use as soluções de comunicação remota, como Skype ou Google Hangout. Foque em duas linhas: macro entrevista e foco entrevista. Na primeira, aborde o passado do candidato, o que já entregou, o que fez, por onde passou. A segunda, agora presencial, deve ser conduzida pelo gestor da área ou time, e deve focar nas competências necessárias. É extremamente recomendado aplicar testes e/ou simular situações reais durante esse processo. Por último, cheque as referências e converse com ex-colegas e chefes, para evitar qualquer problema futuro.

Mantenha contato

Se o profissional ainda não se juntou a seu time, por qualquer razão que seja (por exemplo, alguém que já esteja empregado pode não desejar neste momento deixar a empresa), crie um processo para manter contato com esses potenciais talentos. Você pode enviar noticias sobre sua empresa, novos produtos, expansão, etc.

Com essas dicas, aumentam suas chances de atrair as pessoas certas para sua empresa.

Deixe um comentário