Seleção por valores tem se tornado mais comum nas empresas

Você sabia que ter afinidade com a cultura da empresa pode valer tanto quanto a experiência na área?

O foco da seleção de profissionais tem mudado nos últimos tempos. É cada vez mais comum que grandes empresas adotem a chamada seleção por valores, em que os valores pessoais, ou seja, os propósitos de vida, pesam na escolha de um candidato tanto quanto sua área de formação e até mesmo experiência profissional. Isso acontece porque, ao contratar pessoas com valores alinhados aos seus, as empresas acreditam que a relação será mais sólida e duradoura.

Os valores definem como as empresas se comportam diante da sociedade e isso tem tido um papel cada vez mais importante, tanto nas decisões de compra dos consumidores, quanto na atração de talentos para ocupar suas vagas. Dessa forma, já não é suficiente oferecer um bom produto ou serviço, é necessário basear-se em um conjunto sólido de valores que nortearam os negócios.

Dessa forma, acredita-se que um profissional que trabalhe em uma organização cuja cultura está alinhada a seus valores pessoais, será capaz de se dedicar e comprometer integralmente ao trabalho. Além disso, o ambiente de trabalho será muito mais produtivo e harmônico, já que todos ali acreditam nas metas da empresa.

Como ocorre a seleção por valores

Para selecionar pessoas com valores alinhados aos seus, as empresas realizam entrevistas e dinâmicas baseadas em competências e buscam identificar com base em que valores o candidato toma suas decisões profissionais e pessoais.

Isso porque empresas que optam por esse tipo de seleção, entendem que é muito mais fácil oferecer um curso de língua estrangeira ou um treinamento técnico a um profissional do que modificar os seus valores. Quando empresa e funcionário estão em sintonia, ele estará mais satisfeito e, consequentemente, trabalhará de forma muito mais eficiente.

Com o foco das empresas nos valores, torna-se ainda mais importante que candidatos que pesquisem sobre a empresa e o mercado em que ela atua, se preparando melhor para entrevistas e dinâmicas.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Procurando oportunidades? Acesse o RIOVAGAS