Portal oferece 11 cursos online grátis na área de Ensino e Aprendizagem

Site possui cursos em outras áreas também!

cursos online grátis

Portal oferece 11 cursos online grátis na área de Ensino e Aprendizagem

O Portal de Cursos Abertos (PoCA) oferece 11 cursos online grátis na área de Ensino e Aprendizagem. A plataforma disponibiliza aulas com outros temas também.

As aulas disponibilizadas no PoCA oferecem uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento, além daquelas voltadas precipuamente para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem. 

Os cursos são: massivos, pois podem ser cursados por um número muito grande de pessoas; gratuitos, pois não é preciso pagar para cursá-los; online, pois é preciso estar conectado com a Internet; à distância, já que não há previsão de aulas presenciais; abertos, pois qualquer pessoa, no Brasil ou no mundo, pode cursá-los.

Cursos online grátis oferecidos na PoCA

Veja a seguir a relação de cursos disponíveis na plataforma:

  1. A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior
  2. Ensino Híbrido na educação superior
  3. Ensino Híbrido: uma introdução ao tema
  4. Gamificação para a Educação
  5. Jogos e brincadeiras musicais
  6. Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente
  7. Movimentando: a sala de aula como espaço de desenvolvimento integral
  8. Processos avaliativos no ensino superior
  9. O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco
  10. O uso de jogos no ensino de matemática na Educação Básica
  11. Blended Learning in higher education

Além desses, o site oferece oportunidades de aprendizado nas seguintes áreas:

  • Informação e Comunicação
  • Gestão
  • Inclusão e Acessibilidade
  • Matemática
  • Sustentabilidade
  • Tecnologias na Educação

Conheça o Portal de Cursos Abertos

O Portal de Cursos Abertos (PoCA) é uma plataforma de cursos à distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (Aprendizado à Distância Orientado a Objetos Modulares).

As suas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

A concretização desse projeto foi financiada pela CAPES, por meio do Edital nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 

A escolha do nome do portal foi feita entre nomes que pudessem ser facilmente lembrados e difundidos. Pensamos em portal de cursos abertos e daí extraímos a sigla PoCA, palavra de origem tupi, da qual deriva o verbo pocar (póka+ar), que significa bater com força, estourar. 

“Decidimos então pela sigla PoCA, pois veio ao encontro de nosso propósito para este portal: provocar mudanças, fazer acontecer”, diz o PoCA. 

É também uma homenagem a um dos nossos visitantes diários que trazem inspiração e alegria ao ambiente de trabalho, o sabiá-poca, tão presente em todos os recantos da UFSCar, e que remete à liberdade característica dos cursos abertos encontrados neste portal. Foram estas as ideias que orientaram a criação da nossa identidade visual.

Como se inscrever nos cursos digitais da PoCA

Confira a abaixo o passo-a-passo para se inscrever nos cursos oferecidos pela plataforma:

  1. Na página inicial do PoCA, clique no botão Acesse os cursos.
  2. Crie sua conta. Para tal, no canto superior direito clique no link Acessar. Em seguida, clique no botão Criar uma conta.
  3. Preencha os campos, fornecendo dados precisos, completos e verdadeiros. O nome indicado no cadastro será utilizado posteriormente para a emissão dos certificados. Acesse e leia o Acordo de Política do Site e, caso concorde, clique em Eu compreendo e concordo. Em seguida, clique em Cadastrar este novo usuário. Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail cadastrado.
  4. Acesse sua conta de e-mail e confirme o cadastro realizado no PoCA.
  5. IMPORTANTE: Verifique a sua caixa de Spam
  6. Uma vez logado no PoCA, clique em Continuar.
  7. Clique em Página inicial do site no menu lateral esquerdo.
  8. Verifique a lista de cursos disponíveis, rolando a barra lateral direita.
  9. Você também pode fazer uma busca de cursos, pelo título ou por palavra-chave. Para isso, role a página até o final e utilize o campo Buscar cursos. Digite a busca desejada e clique em Vai.
  10. Depois de escolher um curso, clique no botão Acesso.
  11. Clique no botão Inscreva-me.
  12. Pronto! Você já tem acesso a todos os materiais e atividades do curso. Bons estudos!
  13. Não se esqueça de preencher seu perfil, contando um pouco sobre você, e de inserir uma foto. Para tal, clique na seta ao lado do seu nome, no canto superior direito. Na caixa de seleção, clique em Perfil. Na página que se abrirá, clique em Modificar perfil. Insira as informações que achar pertinentes em todos os campos e suba um arquivo com foto. Após completar o perfil, clique em Atualizar perfil.

Para se cadastrar nos cursos online grátis os interessados devem acessar o site PoCA.

Fonte: Redação RioVagas (com informações de PoCA)

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também 10 cursos online e gratuitos para conseguir um emprego em qualquer área