Como fazer um relatório de estágio

Como fazer um relatório de <a href=

Como fazer um relatório de estágio é uma das principais dúvidas dos estudantes. Para concluir o ensino superior, muitas vezes é necessário que documentos como esse sejam entregues e é preciso que seja elaborado da forma correta. Acompanhe a leitura e aprenda como desenvolvê-lo.

O que é um relatório de estágio

O relatório de estágio é um documento que demonstra as experiências e atividades adquiridas durante a experiência em uma empresa. É uma etapa importante para estudantes universitários que cursam faculdades com exigência desse tipo de descrição de atividades.

Através do documento, os avaliadores vão entrar em contato com as atividades exercidas pelo estagiário ao longo da sua jornada profissional, para avaliar se este está apto a concluir sua formação, de acordo com os ensinamentos adquiridos ao longo da faculdade e no estágio realizado.

Estilo de texto e formatação exigida

A escrita do relatório deve ser simples e objetiva. O objetivo é que o aluno destaque a experiência profissional, os valores e conhecimentos adquiridos na empresa em que estagiou. O documento deve ser formatado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

A quantidade de páginas varia de acordo com o que a faculdade exigir e com o tempo de duração da experiência. O profissional responsável pela supervisão de estágio deve informar ao aluno essa quantidade antes deste confeccionar o relatório.

Conteúdo do relatório de estágio

Não existe um padrão pré-determinado para o conteúdo do documento, mas alguns itens devem ser levados em consideração. Confira a seguir:

1. Folha de rosto

É geralmente dividido em:

  • Nome e contato da faculdade
  • Nome da empresa
  • Cargo ocupado pelo estagiário
  • Período de duração de estágio
  • Nome do supervisor de estágio

2. Índice

Tem como objetivo enumerar o conteúdo do relatório de estágio. 

3. Resumo

Espaço onde o aluno explica de forma simplificada os principais pontos abordados ao longo do documento.

4. Introdução

É onde inicia-se o relatório. É necessário apresentar as funções exercidas no estágio para que o supervisor entenda do que se trata o documento.

5. Descrição da empresa

Aqui o estudante descreve a empresa em que realizou o estágio. É importante constar:

  • Setor de atuação
  • Produtos/Serviços
  • Posição no mercado
  • Organização interna
  • E outras informações

6. Descrição das atividades

O estagiário deve citar as atividades realizadas na empresa de forma minuciosa. É importante ressaltar quais tecnologias foram usadas ao longo do trabalho, o que o estudante aprendeu com a experiência e como sua atuação contribuiu para o estágio.

7. Conclusão

O momento onde o aluno elucida novamente sobre sua experiência como estagiário, quais habilidades foram desenvolvidas e de que forma o estágio vai contribuir com a sua formação e carreira profissional no futuro.

8. Informações adicionais 

É possível também incluir dados extras no relatório de estágio, como por exemplo glossário, bibliografia, gráficos e/ou tabelas.

Seguindo as dicas desse artigo, o aluno poderá desenvolver um relatório de estágio corretamente e conquistar boa avaliação dos supervisores. 

Fonte: Redação RioVagas

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também 10 dicas para turbinar o currículo antes do primeiro estágio