Benefícios oferecidos pelo App Carteira de Trabalho Digital

App Carteira de Trabalho Digital

Benefícios oferecidos pelo App Carteira de Trabalho Digital. Imagem: Doméstica Legal

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, chamado de “App CTPS”, é uma ferramenta online para que o trabalhador possa consultar informações de forma fácil. Com a plataforma é possível solicitar o documento impresso de forma mais ágil.

 

Carteira de Trabalho Digital: saiba o que é

Segundo o Portal Emprega Brasil, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério do Trabalho (MTb) criou o aplicativo. Essa ferramenta é uma extensão da carteira de trabalho impressa e está disponível para os cidadãos através das versões para celulares iOS e Android, e na internet.

É importante ressaltar que, inicialmente, a Carteira de Trabalho Digital não irá substituir o uso da carteira de trabalho impressa. Além disso, ela não pode ser utilizada como identificação civil.

A iniciativa traz como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que têm o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estão no aplicativo.

 

Como baixar o App CTPS: passo a passo

Para quem deseja acessar o documento digital, basta fazer o download do aplicativo na loja virtual da Apple (Apple Store) ou do Android (Play Store), de acordo com o sistema que o celular utilizar. É possível acessar a plataforma através da internet. Clique aqui para se cadastrar.

Quem já possui acesso ao sistema acesso.gov.br pode usar o login e senha de acesso para utilizar o app.

 

O que é o sistema acesso.gov.br

É a uma plataforma de autenticação do Governo Federal que visa facilitar a identificação e autenticação do cidadão. Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único.

Essa plataforma oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

 

Fonte: Redação RioVagas

 

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