12 dicas para vencer o sono durante o trabalho

vencer o sono durante o trabalho

12 dicas para vencer o sono durante o trabalho

Durante a sua jornada de trabalho, você provavelmente já se pegou pescando de sono. Seja por uma noite simplesmente mal dormida ou uma tarefa entediante, ficar balançando a cabeça e querendo fechar os olhos a todo momento não é algo agradável.

Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, acompanhe 12 dicas que vão te dar mais energia para vencer o dia sem sono durante o trabalho. Confira!

 

Vencer o sono durante o trabalho

Veja a seguir 12 dicas para você ficar mais desperto no trabalho e produzir melhor:

 

1. Ande!

Qualquer exercício leve vai te deixar mais disposto. Durante pausas ou mesmo no almoço, vá dar uma volta e mexer esse quadril. “Exercícios liberam endorfina, o que ajuda a aliviar o stress e focar a atenção”, diz o dr. Kevin Campbell, autor de vários livros sobre saúde.

 

2. Siga a luz

A luz natural costuma nos deixar mais alertas. Contudo, fechado no escritório, pode ser difícil ter esse acesso. Então, vai a dica: dê uma olhada em lâmpadas. Isso mesmo, pois, de acordo com a nutricionista Charlotte Watts, o efeito da luz acorda o cérebro.

 

3. Veja mais gatinhos

Olhar fotos e vídeos de animais fofinhos aumenta a sua concentração, segundo um estudo japonês. Eles descobriram que as imagens não nos deixam só felizes, mas também mais focados nas atividades seguintes.

 

4. Bata papo

Seja amigável e converse com os seus colegas de trabalho. Todo tipo de troca de ideias faz o cérebro acordar — nem que seja usando o telefone.

 

5. Coma alimentos leves

O que você come vai afetar a sua disposição. Por isso, o ideal é almoçar alimentos leves e incluir alguma proteína, como peixe, queijo ou até tofu — já se perguntou por que você quer morrer de dormir depois de comer uma bela feijoada?

 

6. Meditação

Parar por cinco minutos, relaxar, focar, respirar fundo e tentar limpar a mente provavelmente vai te dar a energia suficiente para continuar o dia.

 

7. Adeus, café

Você está com sono, vai até a cozinha e pega uma xícara de café. Clássico, não é? Pois bem, pare agora de fazer isso. Muita cafeína pode acabar nos deixando muito cansados e sem disposição, então o ideal é tomar um copo quando acordar — não vários durante o dia.

 

8. Massagem

A terapeuta Suzi Cinalli explica que, se você pressionar o ponto entre as duas sobrancelhas, é mais fácil atingir um ponto de concentração e relaxamento.

 

9. Chá de gengibre

Faça o seguinte: coloque uma fatia de gengibre dentro de uma caneca com água quente e pronto! A raiz tem propriedades estimulantes e vai te deixar ligado por um tempo.

 

10. Chocolate

Alguns quadradinhos de chocolate amargo podem fazer bem para o seu dia. Ele é estimulante e tem a capacidade de acordar o cérebro de uma forma única.

 

11. Cheire

Cheire folhas de menta ou hortelã para ficar mais alerta — fazer chás também é bom. Porém, se você não tem uma horta próxima, pode mascar chicletes com o sabor da folha — eles já ajudam um pouco.

 

12. Lanches

Pequenos lanches, como barrinhas de sementes e cereais, além de frutas, podem ser ótimos para manter o cérebro acordado. Barras de proteína também te deixam mais alerta. Quanto mais saudável, melhor, porque você foge do açúcar utilizado nos produtos.

Siga essas 12 dicas e você vai perceber que será mais fácil vencer o sono durante o trabalho e ser um profissional mais focado, alerta, produtivo e bem disposto.

 

Fonte: Mega Curioso (por Felipe Payão)

 

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