Instituto Tim oferece 30 cursos online grátis em TI

cursos online grátis

Instituto Tim oferece 30 cursos online grátis em TI

O Instituto Tim está com 30 cursos online grátis em aberto para áreas de Tecnologia (TI) da Informação e outras. As oportunidades de estudo oferecem atestado de conclusão com carga horária de 40 horas.

A missão do Instituto é “criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil, tendo a tecnologia móvel entre os principais habilitadores”, afirma a Tim.

Cursos online grátis: conheça a Tim Tec

TIM Tec é uma plataforma do tipo MOOC – Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos) desenvolvida em software livre na qual são disponibilizados cursos online livres, abertos e gratuitos oferecidos pelo Instituto Tim.

Os cursos de TIM Tec são alinhados ao Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação do Pronatec. Há também cursos dirigidos a professores e ao fortalecimento de competências consideradas básicas para a formação de qualquer profissional, como a escrita de textos.

Cada curso é dividido em aulas e cada aula é dividida em capítulos de até 5 minutos. O aluno assiste ao vídeo, faz as atividades correspondentes e pode consultar o material complementar disponível para cada curso, além de conversar com outros estudantes no fórum. 

Ao final do curso, quem tiver assistido a todas as aulas e realizado as atividades complementares recebe um atestado de conclusão com carga horária de 40 horas.

Cursos disponíveis na plataforma TimTec

Confira abaixo os 30 cursos online grátis em aberto no site da Tim:

1. HTML5 – Introdução ao front-end

Este curso é para interessados em compreender e estruturar o código do corpo de uma aplicação web, utilizando os padrões recomendados pelo W3C. São discutidas as aplicações dos principais elementos das linguagens HTML5 e CSS3 e de recursos básicos de interatividade oferecidos pela biblioteca jQuery da linguagem JavaScript.

2. TIM Faz Ciência

Este curso é parte integrante do Programa TIM Faz Ciência, dirigido a professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que têm como desafio ensinar ciências na escola (mas ele também pode ser muito interessante aos curiosos, interessados em conhecer melhor como nós produzimos e validamos conhecimentos sobre o mundo). 

Ao longo das aulas, são abordadas 7 operações intelectuais que nós lançamos mão para produzir e validar o conhecimento científico e, como veremos, qualquer tipo de conhecimento. São elas:

DEFINIR – OBSERVAR – CLASSIFICAR – QUESTIONAR – GENERALIZAR – VERIFICAR – APLICAR.

Além das aulas, você encontra histórias sobre cada uma das operações intelectuais e um conjunto de “aulas-relâmpago” que esclarecem alguns conceitos apresentados ao longo do curso.

3. Desenho de jogos

Esse curso tem por objetivo apresentar alguns dos fundamentos teóricos do processo de concepção e construção de jogos digitais. Além disso, o curso também oferece uma introdução à prática do desenvolvimento de jogos em plataforma baseada em HTML5 e JavaScript. 

As duas linguagens podem ser aplicadas na Web e em dispositivos móveis, permitindo assim a construção de jogos para rodar em computadores, smartphones e tablets.

4. 7 lições para produção de textos

O curso explora os chamados “fatores de textualidade” com o objetivo de apresentar, de forma organizada, propriedades da escrita que podem ser usadas para você organizar e estruturar seus textos, assim como para você analisar textos de outros autores.

5. Introdução à linguagem de programação PHP

O curso apresenta os conceitos básicos de programação numa abordagem prática. Os alunos podem experimentar diretamente a linguagem PHP e explorar os conceitos produzindo conteúdo Web a partir de servidores Web e bancos de dados.

No curso são apresentadas ferramentas e bibliotecas populares construídas e compartilhadas pela comunidade do software livre para enriquecer a experiência de desenvolvimento em PHP.

6. Introdução à lógica de programação

O principal objetivo dessa disciplina é desenvolver o raciocínio lógico para escrever programas de computador, ou seja, exercitar a lógica de programação. O curso será desenvolvido de forma prática com a utilização da ferramenta Portugol Studio. 

7. Introdução ao uso de banco de dados e SQL

Este é um curso para quem quer se familiarizar com os conceitos básicos e algumas das teorias do universo dos bancos de dados (BD). 

Os bancos de dados são fundamentais no desenvolvimento de diversos tipos de softwares, inclusive aplicações Web. Aqui trabalharemos com uma das ferramentas mais conhecidas da área: o MySQL. 

Veremos também como projetar um banco de dados relacional, o ambiente cliente-servidor, a linguagem SQL e seus principais comandos, tipos de dados, índices, relacionamento entre tabelas, utilização de sub-consultas, introdução a alguns recursos avançados, transações, visões, procedimentos armazenados, gatilhos e outras funções definidas pelo usuário.

8. Publicação digital em dispositivos móveis

Este curso tem por objetivo preparar o aluno para a compreensão dos processos, tecnologias e ferramentas envolvidos na produção e distribuição de publicações digitais em plataformas e dispositivos móveis.

9. Edição e tratamento de imagens

O curso pretende fornecer aos alunos recursos que os capacitem a editar, tratar e criar imagens raster e vetorias para utilização em ambientes virtuais e móveis, assim como propiciar elementos básicos para produção de material para mídias impressas. 

A capacitação inclui a demonstração de utilização das ferramentas GIMP e Inkscape, bem como a aplicação de conceitos de design gráfico em imagens digitais e animações para a Internet.

10. Arquitetura da informação e projeto de sistemas

Como desenvolver um site? Quais são os procedimentos básicos adotados pelo mercado e por especialistas na área?

O sucesso de um projeto Web está no seu planejamento, na escolha das técnicas e na separação clara do que é conteúdo, do que é ferramenta e até mesmo do planejamento das redes sociais que serão utilizadas no projeto. 

Todos esses elementos influenciam diretamente na hora de estimar o preço e a quantidade de horas que serão necessárias para se colocar um Website no ar. Por isso, esse curso apresenta aos alunos os conceitos básicos de gestão e desenvolvimento de projetos Web, diferenciando as áreas envolvidas em cada fase de produção. 

No curso, apresentamos e discutimos conceitos introdutórios de arquitetura da informação e organização de projetos com o objetivo de viabilizar a construção de Websites e aplicativos na Web.

11. JavaScript: Conceitos e bibliotecas

Hoje, em tempos de HTML5, o browser tornou-se uma interface universal de interação com o usuário, e neste novo cenário o JavaScript assume o papel de protagonistas como controlador de objetos de mídia e de ambientes de comunicação homem-máquina. Ser Cross Browser é hoje uma premissa básica de qualquer projeto web moderno e o JavaScript é o grande coringa deste processo.

12. Introdução à programação em linguagem JAVA

O curso apresenta os conceitos essenciais de Programação Orientada a Objetos para, em seguida, explorar estes conceitos usando Java. Para além dos conceitos básicos e essenciais, são também apresentados conceitos avançados como threads e manipulação de coleções usando generics.

13. Produção de vídeos educacionais para Web

Neste curso vamos trabalhar as etapas da produção de um vídeo educacional caseiro, a partir de alguns conceitos, dicas e conhecimentos técnicos acerca dessa mídia. 

O principal objetivo é que após o término do curso você tenha ampliado seus conhecimentos sobre a produção de vídeos e esteja apto a utilizar alguns parâmetros de apoio no desenvolvimento de seus próprios materiais educacionais. 

O resultado esperado é que ao final das aulas todos estejam motivados e dispostos a incrementar o seu fazer pedagógico.

14. Programação Android

O curso apresenta grande parte dos conceitos sempre presentes na construção de aplicações para dispositivos móveis. Inicia-se pela construção de interfaces gráficas e discute, em seguida, a utilização dos sensores internos aos dispositivos móveis. 

A seguir, discute aspectos básicos de animação, para a construção de games e ou efeitos especiais. Finalmente, discute o uso de bancos de dados internos aos dispositivos.

15. Programação de games

O objetivo desse curso é apresentar os elementos principais que compõem um jogo eletrônico e algumas das principais técnicas para a manipulação desses elementos, de forma que os alunos possam começar a desenvolver seus próprios jogos. 

As considerações teóricas serão acompanhadas pelo desenvolvimento de exemplos práticos que, ao longo do curso, resultaram no desenvolvimento de um jogo simples, em duas dimensões, visando facilitar o aprendizado e aumentar a motivação dos alunos. 

Um engine de jogos gratuito, já usado em outros cursos (como no curso de Design de Jogos) será usado como apoio, e a linguagem de programação usada no curso será Javascript.

16. Introdução à criação de sites

Serão apresentados os conceitos básicos da internet, quais são as alternativas para se publicar um site no ar e vai se aprofundar na utilização do WordPress e da vasta oferta de temas e plugins que existem para essa ferramenta.

No final do curso você vai estar apto a criar o seu próprio site e até mesmo prestar este serviço para alguém. Este curso também oferecerá uma visão clara de todo o universo da Web e os caminhos que você poderá seguir para se aprofundar em algum aspecto que lhe interesse mais.

17. Desenvolvimento de back-end

O curso mostra como realizar network programming ou “programação para rede de comunicação de dados”, com foco na interface que é oferecida ao desenvolvedor de software. São discutidos conceitos básicos de redes TCP/IP, sockets e a construção de serviços remotos (remote services).

18. Desenvolvimento de front-end

O objetivo do curso é apresentar como trabalhar de forma integrada com as linguagens HTML, CSS e JavaScript para construir páginas web funcionais e com interações ricas, descrevendo o papel de cada uma destas linguagens nas camadas de desenvolvimento front-end e seguindo as boas práticas do mercado. 

O curso seguirá uma abordagem orientada a projeto, demonstrando, a cada aula, etapas de construção de um website.

19. Design de interfaces com CSS3

Um panorama das principais teorias de design aplicadas ao desenvolvimento de interfaces para a internet utilizando a linguagem de desenvolvimento CSS3. 

Ao final do curso o aluno estará apto a desenvolver websites com foco em experiência do usuário e adaptados para múltiplos dispositivos (computadores, tablets e smartphones).

20. Desenvolvimento Web com AngularJS

O objetivo do curso é apresentar o framework para desenvolvimento de front-end AngularJS, explicar suas características, abordar em cada aula aspectos deste framework e, paralelamente, construir uma pequena aplicação web. 

Desta forma, espera-se que ao final do curso, o aluno seja capaz de utilizar o AngularJS para construir sua própria aplicação web.

21. Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket

O Wicket é uma tecnologia versátil, que tem como proposta usar os recursos do Java para desenvolver uma aplicação web, com páginas responsivas. 

A arquitetura do Wicket resolve intrinsecamente alguns problemas comuns ao desenvolvimento Web, como o “problema do botão Voltar” dos navegadores, e a quantidade excessiva de arquivos de configuração, necessária em outras tecnologias com a mesma finalidade, como o JSF.

Esse curso tem por objetivo ensinar os conceitos básicos do Wicket, de modo que o aluno consiga, ao final do curso, criar uma aplicação completa, desde o login e CRUD de entidades usando páginas que seguem um fluxo intuitivo, até a lógica de negócio e persistência destas entidades.

22. UX e UI Design

O objetivo deste curso é mostrar os principais conceitos e princípios de Usabilidade e Design para que os alunos possam desenvolver Interfaces consistentes e fáceis de usar para seus websites, apresentando as principais técnicas e metodologias para compreender as necessidades dos usuários que utilização a interface.

23. Desenvolvimento Web PHP

É um curso sobre o desenvolvimento de websites e APIs em PHP. O curso faz uma abordagem inicial sobre o ecossistema de desenvolvimento PHP, incluindo as tarefas comuns de um ponto de vista procedimental e traz uma discussão sobre a problemática desta abordagem.

Em seguida, introduziremos o conceito de arquitetura MVC (Model – View – Controller), auxiliando o aluno no desenvolvimento de uma aplicação com o framework Lumen e os recursos de sessões e ORM. Por fim, o aluno desenvolve uma API Rest simples que poderá ser utilizada no curso de Angular.

24. MOOC e novas formas de aprendizagem

Neste curso, você vai conhecer um pouco sobre o mundo dos MOOCs e sobre as novas formas de aprendizagem. Vai encontrar dicas de como lidar com materiais digitais em meio a este novo cenário tecnológico educacional. E vai compreender melhor como o TIM Tec pode ampliar suas possibilidades pedagógicas.

25. Boas práticas em desenvolvimento de software

Este curso introduz diversas metodologias, ferramentas e conceitos de desenvolvimento de software que aumentam a produtividade e facilitam o compartilhamento de código. 

A ideia é preencher a lacuna dos cursos específicos de programação que dificilmente abordam questões práticas e cotidianas como controle de versão, manutenção de um ambiente de desenvolvimento, licenciamento e segurança.

26. Empreendedorismo 1: Empreender com propósito

O objetivo do curso é apresentar um novo conceito chamado EUpreendedorismo. Vamos entender como descobrir nossos talentos, valores, propósito de vida e claro entender como é possível empreender um negócio ligado às suas paixões.

27. Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio

O objetivo do curso é apresentar ferramentas para quem deseja ou já empreende um negócio. Vamos passar pelos principais aspectos de um negócio, desde a concepção da ideia, análise de mercado, pesquisa, criação do nome da sua empresa, questões financeiras e contábeis.

28. Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio

O objetivo do curso é apresentar conteúdo atualizado para quem já empreende um negócio. Vamos passar pelos aspectos chaves para um negócio prosperar, desde a importância de um plano e modelo de negócios, como vender seu projeto abordando a questão do propósito, utilizar as mídias sociais ao seu favor, controlar suas receitas e captar investimentos.

29. Desenvolvimento com Python

O objetivo do curso é passar os conceitos mais fundamentais da linguagem de programação Python e comentar sobre tópicos que são importantes de serem conhecidos por quem está iniciando na linguagem.

30. Desenvolvimento de APIs em REST

O objetivo deste curso é oferecer a base necessária para que o aluno possa identificar e criar novas API’s dentro de seu software, de forma a escrever software facilmente reutilizável.

Cursos online grátis: inscrição na Tim Tec

Os interessados em obter mais informações e se inscrever nos cursos devem acessar o site da TimTec.

Fonte: Redação RioVagas (com informações do Tim Tec)

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também SENAR Educação à distância oferece cursos online gratuitos voltados ao meio rural