Procurar emprego na Internet: saiba como em 7 passos simples

Dicas essenciais para conseguir uma vaga de emprego através da Internet

Procurar emprego na Internet

Procurar emprego na Internet: saiba como em 7 passos simples

Procurar emprego na internet pode parecer simples, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos para que essa busca tenha efetividade e traga bons resultados. O fato é que a internet pode ajudar bastante na busca por uma vaga de emprego.

Porém, não é recomendável sair adicionando suas informações em qualquer site, anunciando suas habilidades em todos os fóruns, enviando e-mail aleatórios para as empresas ou clicando em qualquer link, pois isso trará mais problemas do que benefícios.

Pensando em ajudá-lo, decidimos listar 7 passos para que você consiga utilizar a internet de maneira adequada na busca por uma nova oportunidade de emprego. Confira!

 

Procurar emprego na Internet: 7 passos simples para conseguir uma vaga

A seguir listamos 7 passos para você buscar sua vaga de emprego na internet:

 

1. Elabore um currículo eficiente e o mantenha sempre atualizado

O primeiro passo é focar em seu currículo. Elabore um currículo objetivo, com informações curtas, claras e sinceras. Algo que as equipes de recrutamento desejam é analisar cada currículo o mais rápido possível, visando agilizar o processo. Se você coloca informações demais ou difíceis de entender, suas chances de ser convocado para a entrevista diminuem.

Ademais, manter o currículo sempre atualizado é essencial para ter êxito na conquista de uma vaga. Se o seu currículo estiver desatualizado, seu esforço não trará bons resultados, pois o mais importante não foi bem trabalhado.

 

2. Construa um portfólio online para demonstrar suas habilidades

Ainda que você tenha um bom currículo, ele transmite apenas informações. É necessário demonstrar ao empregador que, de fato, você tem a habilidade necessária. Se você desenvolveu alguma atividade relacionada às oportunidades que busca, já é um sinal positivo.

Um bom portfólio pode conter atividades extracurriculares, estágios, trabalhos voluntários, artigos desenvolvidos, entre outras atividades. Um portfólio que exibe seus trabalhos vai ajudá-lo bastante, porque muitas empresas costumam solicitá-lo, objetivando provar se você realmente está apto a assumir a oportunidade oferecida.

 

3. Faça cadastro em portais que divulgam vagas de emprego

Não basta ter um portfólio, é preciso que alguém o veja. Para tanto, existem inúmeros portais — como o RioVagas — que servem como intermediador entre empregador e candidato. Esses portais permitem que as empresas anunciem suas vagas e que os candidatos encontrem-nas.

Selecione alguns portais de confiança e faça seu cadastro. Entretanto, tenha cuidado com sites de baixa reputação e links duvidosos, pois algumas pessoas podem utilizar links falsos com o intuito de coletar informações de candidatos.

Se for preciso, adicione um currículo em pdf, links para redes sociais, portfólio, site, blog, qualquer informação que seja relevante para aquela vaga. Vale lembrar que jamais você deve enviar o mesmo currículo para diversas empresas, pois cada uma possui valores e culturas diferentes.

Quando for se candidatar a alguma vaga, analise seu currículo para ter certeza que as informações são relevantes para a função. Por exemplo, se a atividade for traduzir textos do inglês para português, não seria muito útil dizer que você fala italiano fluentemente.

 

4. Acompanhe empresas que são do seu interesse

Se cadastrar em portais não é o suficiente, é preciso acompanhar as empresas. A maioria das delas possui links do tipo “trabalhe conosco” em seus sites institucionais. Você pode cadastrar seu currículo e acompanhar as atividades públicas da empresa, quando surge alguma vaga, quais os projetos que ela pretende desenvolver, entre outros assuntos.

Conheça a missão, valores e outras informações sobre a organização. Quando o candidato demonstra interesse na cultura da empresa, ela percebe que ele realmente deseja agregar valor, ajudando no crescimento e na expansão do negócio.

 

5. Faça networking e tenha outros profissionais como referência

O networking é fundamental quando se trata de procurar emprego na internet. No momento em que você se conecta a uma rede de contatos, suas chances aumentam. Por meio dessa rede, um conhecido poderá indicá-lo para alguma empresa ou informá-lo sobre alguma vaga disponível para alguma atividade do seu interesse. Construir uma rede de contatos vai expandir seu horizonte de oportunidades profissionais e certamente trará bons resultados.

Além disso, acompanhar profissionais que sejam referência naquilo que você busca vai ajudá-lo a crescer profissionalmente e alcançar o sucesso que você tanto almeja. É possível fazer networking com essas pessoas em suas redes sociais, eventos ou outras ocasiões que envolvam interesses similares aos seus.

 

6. Participe de grupos de divulgação em redes sociais

Falando em networking, normalmente as pessoas utilizam as redes sociais para se conectar com amigos, familiares, entre outros grupos de finalidade pessoal. Porém, é possível aumentar essa rede de contatos e usufruir de mais benefícios.

Você pode, por exemplo, participar de grupos no Facebook, no WhatsApp e em outras redes onde o foco seja justamente a divulgação de oportunidades de emprego. O RioVagas, por exemplo, possui uma página no Facebook com divulgação de vagas exclusivas do site.

Ao participar desses grupos, o horizonte de oportunidades se torna ainda maior e, consequentemente, aumentam suas chances de conseguir um emprego.

 

7. Tenha um perfil profissional no Linkedin

Já que as redes sociais são fundamentais, crie um perfil no Linkedin.

Essa rede permite que você personalize seu perfil profissional e traz notícias sobre vagas que coincidem com seus interesses. Além do mais, isso vai ajudar as empresas a analisar seu perfil com mais clareza, além de entender melhor suas habilidades e suas metas profissionais. O RioVagas também possui uma página no Linkedin com diversas oportunidades de trabalho sendo divulgadas diariamente.

Existem outros sites em que você pode criar um perfil profissional. No próprio Facebook é possível criar uma página pessoal com um toque mais profissional, mostrando algum trabalho que você já desenvolve ou desenvolveu por conta própria.

Como foi possível analisar, não é difícil procurar emprego na internet, e ela oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas para encontrar oportunidades. Contudo, deve haver atenção quanto ao currículo, cuidados com a veracidade de informações divulgadas na internet e priorização de sites de confiança. Além disso, é importante ter pessoas de referência em sua rede de contatos.

Se você pôr em prática o que foi mostrado nesse passo a passo, suas chances de conseguir um novo emprego aumentarão bastante.

Gostou desse artigo? Então você pode gostar desse também 6 passos fundamentais para conseguir um emprego